segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"Depois do fim, somente um amor inabalável pode nos ajudar a recomeçar"

por Aline Tavares


Título no Brasil: Beleza Perdida

Título Original: Making Faces

Autora: Amy Harmon

Tradução: Monique D'Orazio

Editora: Verus Editora

Páginas: 332
Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Beleza Perdida é um daqueles livros que quando a gente termina a leitura, para e pensa: "Que. Livro. Lindo!!!". É uma história em que tudo se destaca: enredo, personagens, referências... A história possui três protagonistas super carismáticos que se revezam na narração, seja no tempo cronológico, seja nos flashbacks: Fernie Taylor, Ambrose Young e Bailey Sheen. 

Fern é uma garota inteligente que sonha em ser uma escritora de sucesso, e alimenta uma paixão secreta por Ambrose, o cara mais popular da escola, super campeão em luta greco-romana que como todo bom "heroi", possui seus próprios fantasmas. Porém, além do casal, temos o Bailey, primo da Fern e o maior fã do Ambrose, que apesar da distrofia muscular não é um garoto amargurado, muito pelo contrário: Bailey é inteligente, bem humorado e um excelente conselheiro. Os títulos de cada capítulo fazem referência a uma lista feita por Bailey quando era mais novo.

Amy Harmon utiliza de várias referências para construir essa história. Os valores cristãos (o pai da Fern é pastor) aparecem quando se discute responsabilidade, culpa e perda. Bailey é um grande fã de mitologia grega e utiliza a história de Hércules para motivar Ambrose durante a temporada de luta. A dinâmica do casal Fern e Ambrose é uma referência clara ao conto de fadas A Bela e a Fera, e os dois são grandes fãs de Shakespeare, e utilizam trechos de suas obras para expressar seus sentimentos.

Todas essas referências estão bem costuradas e somadas a alusão a fatos reais, como os atentados de 11 de setembro e os conflitos derivados; e situações que infelizmente fazem parte do cotidiano, como a violência doméstica, constroem uma trama sensível e comovente. Beleza Perdida é um livro que discute o conceito de beleza, a nossa impotência frente aos acontecimentos da vida, mesmo quando nossas escolhas estão envolvidas, e que o heroísmo também reside nos pequenos gestos. Uma leitura imperdível.

"Pense nisso. Não existiria a tristeza se não tivesse existido a alegria. Eu não sentiria a perda se não tivesse existido o amor."

"Acreditamos que há lições na perda e poder no amor, e que temos dentro de nós o potencial para uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la."