sábado, 28 de novembro de 2015

Às vezes, "eu te amo" é o mais difícil de dizer.


Título no Brasil:  Amy e Matthew
Título Original: Say What You Will
Autora: Cammie McGovern
Tradução: Raquel Zampil
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa

   Amy e Matthew é um daqueles livros que você devora em poucos dias de tão gostosa que é a leitura. Sua historia é simples e bonita que transmite uma mensagem super legal na forma como nossos protagonistas  enfrentam suas dificuldades e , principalmente, como eles aprendem com os seus erros.

    Nossos protagonistas apesar de serem completamente diferentes, cada um com suas dificuldades e problemas,  combinam de uma forma que somente eles entendem. Amy uma jovem inteligente que por conta de sua paralisia não possui muitos amigos e Matthew  um jovem que enfrenta problemas com TOC. Ambos conseguem, juntos, enfrentam seus medos e inseguranças da adolescência  e de suas próprias vidas.

    A autora usa de vários artifícios  para tornar a leitura interessante e nada cansativa, como por exemplo, os emails que os protagonistas trocam,  deixando o livro muito mais próximo da nossa realidade. Durante toda leitura Cammie McGovern nos faz torcer pelos personagens  e no final acabar amando os dois.  E o que me surpreendeu muito  foi a forma como a historia foi se desenvolvendo e fiquei mais satisfeita ainda com esse romance tão diferente do que costumamos ver. 


  Esse é o primeiro livro destinado a publico jovem adulto escrito pela autora que é uma das fundadoras do  Whole Children que dá assistência para crianças com necessidades especiais, o que muito provavelmente a incentivou a escrever essa história.