quarta-feira, 15 de abril de 2015

E se o seu futuro fosse o passado?



  • Título Original: Outlander

  • Título no Brasil: Outlander, A Viajante do Tempo
  • Autora: Diana Cabaldon
  • Editora Saída de Emergência
  • Tradução: Geni Hirata
  • Número de págs: 800


  • Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
    Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?
    Outlander - A Viajante do Tempo é o primeiro livro da série de romances históricos da escritora estadunidense Diana Gabaldon, lançado em 1991, e com mais de 20 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro. Atualmente, a saga conta com 8 livros, sendo que o último foi publicado no ano passado. 
    A série combina elementos de ficção histórica, romance, mistério, aventura, ficção científica e fantasia. Se, apesar  do enredo intrigante, o tamanho da série, combinada com o número de páginas de cada volume (uma média de 950 páginas) assusta, vou te dar pelos menos três motivos para mergulhar nesse universo apaixonante.

    Capa dos livros em inglês

    1) Personagens
    Um dos maiores triunfos desse livro é a variedade de personagens, e principalmente a evolução desses ao longo da narrativa, sejam eles protagonistas ou não. A grande protagonista da série é Claire Randall, que é a narradora desse primeiro livro. Ela foi criada pelo tio arqueólogo viajando pelo mundo, e exerceu a profissão de enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial. Junte isso com uma personalidade forte e independente e teremos uma mocinha que não tem nada de indefesa, conseguindo se impor em meio a uma sociedade patriarcal. Porém, sua personalidade e seus conhecimentos médicos, a colocam em perigo de vez em quando. O outro protagonista é Jamie Fraser, um jovem escocês foragido da justiça, que conquista o coração da Claire (e o nosso) por causa do seu senso de humor, inteligência e princípios, apesar de ser extremamente teimoso. Já o grande antagonista é Jonathan "Black Jack" Randall, capitão britânico e antepassado do marido da Claire (o historiador Frank Randall) e resumidamente uma pessoa que gosta de fazer as outras sofrerem. Dentre os secundários destacam-se os membros do Clã Mackensie, que são encantadores e ardilosos. 
    2) Ambientação
    Uma boa ambientação é importante para qualquer livro, principalmente quando é um histórico. E autora de Outlander caprichou nesse quesito. Ao longo dos capítulos conhecemos a exuberância natural das Highlands escocesas; a riqueza cultural, como o gaélico escocês, a religiosidade católica permeada pelas superstições, herdadas dos povos celtas; aspectos sociais, como a organização em Clãs (cada um com seu tartan), uma estrutura semelhante aos feudos da Idade Média, onde o chefe possuía autoridade absoluta em todos os aspectos, e os atos de violência com motivações morais, seja em sociedade ou em âmbito familiar (infelizmente esse é um aspecto que não mudou muito em nenhuma sociedade ao longo da história). O contexto histórico não foi deixado de lado, uma vez que esse foi o período dos Levantes Jacobitas, que tinham o objetivo de reconduzir a Casa de Stuart (absolutista e católica) ao trono inglês, após estes terem sido depostos pelo Parlamento em favor da Casa de Hannover durante a Revolução Gloriosa (liberal e protestante).

    Highlands Escocesas

    3) Tem série na TV!!!

    A série estreou em agosto do ano passado e é exibida pelo canal norte americano Starz. A primeira temporada tem 16 episódios e já foi renovada para mais uma temporada. Criada pelo produtor e roterista Ronald D. Moore, a série vem recebendo elogios da crítica especializada é já ganhou alguns prêmios, como o People's Choice Awards 2015 de melhor série de Ficção científica/Fantasia para TV por assinatura. Esse reconhecimento deve ao capricho em diversos aspectos, como fotografia, figurino, o sotaque, trilha sonora (prepare-se para cantarolar por aí a música de abertura, Skye Boat Song). O roteiro é bem fiel ao livro, mas foi adaptado de maneira que deixa a série mais dinâmica e garante um pouco mais espaço para os outros personagens. Mas o que eu mais gosto é o elenco, muito bem escalado. Quem dá vida a Claire é a atriz e modelo irlandesa Catriona Balfe (Truque de Mestre, Rota de Fuga e Super 8). O ator escocês Sam Heughan (O Príncipe e Eu) interpreta Jamie Fraser (Mig@s, o Sam É o Jamie). Já Tobias Menzies (Roma, Guerra dos Tronos e Persuasão) faz jornada dupla como Frank Randall e Black Jack Randall.

    Tobias Menzies, Caitriona Balfe e Sam Heughan
    No Brasil, os livros foram originalmente publicados pela Editora Rocco a partir de 2004 até o sétimo volume, porém essa edição está praticamente esgotada. Porém, desde o ano passado a Saída de Emergência vem publicando a série (os dois primeiros já foram publicados). Por outro a lado, a série só passa pela Claro Video (serviço on demand).