
Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?
Outlander - A Viajante do Tempo é o primeiro livro da série de romances históricos da escritora estadunidense Diana Gabaldon, lançado em 1991, e com mais de 20 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro. Atualmente, a saga conta com 8 livros, sendo que o último foi publicado no ano passado.
A série combina elementos de ficção histórica, romance, mistério, aventura, ficção científica e fantasia. Se, apesar do enredo intrigante, o tamanho da série, combinada com o número de páginas de cada volume (uma média de 950 páginas) assusta, vou te dar pelos menos três motivos para mergulhar nesse universo apaixonante.
![]() |
Capa dos livros em inglês |
1) Personagens
Um dos maiores triunfos desse livro é a variedade de personagens, e principalmente a evolução desses ao longo da narrativa, sejam eles protagonistas ou não. A grande protagonista da série é Claire Randall, que é a narradora desse primeiro livro. Ela foi criada pelo tio arqueólogo viajando pelo mundo, e exerceu a profissão de enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial. Junte isso com uma personalidade forte e independente e teremos uma mocinha que não tem nada de indefesa, conseguindo se impor em meio a uma sociedade patriarcal. Porém, sua personalidade e seus conhecimentos médicos, a colocam em perigo de vez em quando. O outro protagonista é Jamie Fraser, um jovem escocês foragido da justiça, que conquista o coração da Claire (e o nosso) por causa do seu senso de humor, inteligência e princípios, apesar de ser extremamente teimoso. Já o grande antagonista é Jonathan "Black Jack" Randall, capitão britânico e antepassado do marido da Claire (o historiador Frank Randall) e resumidamente uma pessoa que gosta de fazer as outras sofrerem. Dentre os secundários destacam-se os membros do Clã Mackensie, que são encantadores e ardilosos.
2) Ambientação
Uma boa ambientação é importante para qualquer livro, principalmente quando é um histórico. E autora de Outlander caprichou nesse quesito. Ao longo dos capítulos conhecemos a exuberância natural das Highlands escocesas; a riqueza cultural, como o gaélico escocês, a religiosidade católica permeada pelas superstições, herdadas dos povos celtas; aspectos sociais, como a organização em Clãs (cada um com seu tartan), uma estrutura semelhante aos feudos da Idade Média, onde o chefe possuía autoridade absoluta em todos os aspectos, e os atos de violência com motivações morais, seja em sociedade ou em âmbito familiar (infelizmente esse é um aspecto que não mudou muito em nenhuma sociedade ao longo da história). O contexto histórico não foi deixado de lado, uma vez que esse foi o período dos Levantes Jacobitas, que tinham o objetivo de reconduzir a Casa de Stuart (absolutista e católica) ao trono inglês, após estes terem sido depostos pelo Parlamento em favor da Casa de Hannover durante a Revolução Gloriosa (liberal e protestante).
![]() |
Highlands Escocesas |
3) Tem série na TV!!!
A série estreou em agosto do ano passado e é exibida pelo canal norte americano Starz. A primeira temporada tem 16 episódios e já foi renovada para mais uma temporada. Criada pelo produtor e roterista Ronald D. Moore, a série vem recebendo elogios da crítica especializada é já ganhou alguns prêmios, como o People's Choice Awards 2015 de melhor série de Ficção científica/Fantasia para TV por assinatura. Esse reconhecimento deve ao capricho em diversos aspectos, como fotografia, figurino, o sotaque, trilha sonora (prepare-se para cantarolar por aí a música de abertura, Skye Boat Song). O roteiro é bem fiel ao livro, mas foi adaptado de maneira que deixa a série mais dinâmica e garante um pouco mais espaço para os outros personagens. Mas o que eu mais gosto é o elenco, muito bem escalado. Quem dá vida a Claire é a atriz e modelo irlandesa Catriona Balfe (Truque de Mestre, Rota de Fuga e Super 8). O ator escocês Sam Heughan (O Príncipe e Eu) interpreta Jamie Fraser (Mig@s, o Sam É o Jamie). Já Tobias Menzies (Roma, Guerra dos Tronos e Persuasão) faz jornada dupla como Frank Randall e Black Jack Randall.
![]() |
Tobias Menzies, Caitriona Balfe e Sam Heughan |
No Brasil, os livros foram originalmente publicados pela Editora Rocco a partir de 2004 até o sétimo volume, porém essa edição está praticamente esgotada. Porém, desde o ano passado a Saída de Emergência vem publicando a série (os dois primeiros já foram publicados). Por outro a lado, a série só passa pela Claro Video (serviço on demand).