sábado, 4 de abril de 2015

Clube do Livro - Perdida, Carina Rissi

     Carina Rissi foi protagonista do nosso debate do mês de março. A garota de Pemberley sorteada escolheu o livro Perdida, o primeiro livro da escritora brasileira que vem ganhando espaço no mundo literário, lançando no último mês seu quarto Best-seller
     Em síntese, o livro conta a história de Sofia, garota moderna, descolada e auto-suficiente, que viaja no tempo voltando dois séculos, e se mete em várias enrascadas por la, a ponto de se apaixonar por Ian,  protótipo do cara perfeito.
Como a maioria dos debates, houve diversas opiniões divergentes, quer sobre a autora, quer sobre a escrita, a história, os personagens (difícil ate de transcrever!). Mas a grande questão é: é impossível agradar a todos!
     Pra iniciar, falamos da história em si. Discutimos algumas vertentes importantes, e a conclusão foi: história infantil demais, não saiu do lugar-comum. Não surpreendeu, pelo contrário, os dramas e suspenses foram descobertos logo no início, deixando o livro óbvio. A narrativa também não ajudou, deixando o livro sem aquele gostinho de "quero mais". Não foi instigante, para algumas foi ate mesmo cansativo. E também vimos algumas partes da história que ficaram com as pontas soltas (e quem leu a continuidade, Encontrada, percebeu isso mais claramente). Quanto a moda, desconfiamos que tomara-que-caia não era usual em 1830! E quanto ao assunto (não abordado) da escravidão, sentimos uma ponta de "mundo perfeito" que seria mais bem vinda caso, por exemplo, o Ian fosse abolicionista, mas Carina preferiu não incluir escravos em seu livro. Não estamos certas se foi questão do perfil da escritora, ou se por uma questão de imaturidade literária, a questão é que o livro mais desagradou do que agradou.
     Quanto aos personagens... (essa parte vai ser difícil!) Sofia desagradou a grande maioria, alias maioria esmagadora, por seu jeito tapado, meio egoísta, chato, imaturo e indeciso, ainda que haja quem diga que "seria amiga dela de boa"! Os personagens secundários nem sequer foram lembrados, exceto quando pensamos que a amiga da Sofia aceitou toda a história maluca dela sem nem questionar, mas o que realmente foi acaloradamente discutido foi o personagem Ian.
     Para se ter uma melhor noção, existiam os dois times: contra e a favor de Ian. Enquanto algumas (a maioria) achava o Ian um cara pegajoso, super protetor demais, meloso demais, outras se derretiam considerando-o fofo, romântico, atencioso, apaixonante e apaixonado. O que compreendemos visto o perfil de cada uma. As mais românticas afirmaram: "caso com ele", enquanto as outras disseram: "podem ficar!"
     É maravilhoso participar de um debate e ver tantas opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Diversidade é a palavra, sem brigas, sem agressões, com muito amor e respeito.
     Enfim, só lendo pra saber. E fica o desafio: leia, e se quiser, sinta-se a vontade para compartilhar conosco sua opinião!