sábado, 11 de abril de 2015

Atenção: O livro que aqui é resenhado tem uma quantidade absurda de sangue e pode causar vício extremo nos livros de seu autor






  • Título Original: Suicidas
  • Autor: Raphael Montes
  • Editora Benvira
  • Número de págs: 488
  •  
    Querido Leitor, nessa resenha vou apresentar a você um livro incrível, mas primeiro quero te alertar sobre o conteúdo que vem nos parágrafos seguintes. Não veja como uma tentativa de te desmotivar a leitura (até porque não existe alguém que escreva e não queira ser lido), quero apenas estimular pessoas que gostam do gênero e ser honesta com aqueles que não gostam ou ainda não leram nada do gênero. Você gosta de livros e/ou filmes policiais? Mistérios a serem desvendados? De cenas sanguinolentas e descrições detalhadas de situações bizarras? De uma escrita fluida e um humor ácido? Então siga em frente e leia essa humilde resenha. Se não, sugiro que nossa conversa dessa vez fique por aqui e e nossa despedida seja amigável (não quero que você pense que sou uma maluca com potencial assassino... Até onde se sabe nunca fiz nada punível com cadeia...Ou será que já?).


       Essa resenha era pra ter saído a quase um mês atrás na minha última postagem, mas essa pessoa que vos escreve (ou será melhor importuna?) quando começou a escrever acabou deixando a mente levar os dedos e transformar a resenha em uma reflexão sobre a aversão à literatura nacional. Mas vamos deixar de enrolar e vamos ao que interessa!
       Quero apresentar à você o livro do autor nacional que ganhou meu coração, espaço na minha estante e meu tempo (dele eu leria até a lista de compras já que, a probabilidade de ter itens bem interessantes é bem alto....); a pessoa que me fez voltar a ler literatura nacional e divagar no último post: Raphael Montes!! E seu primeiro romance "Suicidas"(estão ouvindo essa música de suspense e o barulho de trovões também?).
       Eu não quero fazer uma sinopse desse livro (pra ser sincera com você, esse foi um daqueles livros que eu fiquei atormentando meus amigos pra ler mas quando eles pediam para fazer uma sinopse eu só conseguia dizer:"Você TEM que ler!!!)e por isso achei melhor copiar a apresentada no site do próprio Raphael:
    "Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – aparentemente sem problemas – a participar de uma roleta-russa?Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte de seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo maior começa a se revelar."
       Já ficou curioso? Ainda não? Então aqui vai mais alguns pontos: o autor nos apresenta 3 linhas de tempo que se misturam ao longo da obra nos presenteando com narrativas em primeira e terceira pessoa! As três formas de relato nos apresentam o que aconteceu antes desses jovens resolverem participar da roleta-russa, o que acontece durante e a entrevista feita com as mães dos jovens um ano após o "incidente" e o que acontece durante toda a reunião bizarra escrita no diário de uns dos participantes. Os lugares descritos são velhos conhecidos dos cariocas e quem já visitou o estado (o que me fez sentir até o cheiro do mar) e pra colocar a cereja no bolo, a escrita fluida do Raphael torna o livro viciante, com gostinho de "quero mais" temperado com "ai meu Deus!!"
       Queria escrever mais sobre esse livro, mas meu dedo está começando a querer digitar spoilers o que seria um pecado...Então termino esse post falando pra você a mesma coisa que falei para meus amigos (que no momento se afastaram de mim...eles não me aguentam mais enchendo a paciência pra eles lerem o livro =[ ): VOCÊ TEM QUE LER ESSE LIVRO!!!
       Quem já leu por favor deixe aqui em baixo seu apoio e façam como eu, importunem seus amigos! Por que não tem nada pior do que ler um livro bom e não ter com que conversar sobre ele...Ah! E nada de spoilers tá?
       Até a próxima!!