sábado, 25 de abril de 2015

Tiros, explosões e muito suspense... A Farsa, de Christopher Reich




  • Título Original: Rules of Deception
  • Título no Brasil: A Farsa
  • Autor: Christopher Reich
  • Editora Arqueiro
  • Tradução: Fernanda Abreu
  • Número de págs: 335


  •      Antes de qualquer coisa, uma leitura leve. Quando lemos a sinopse, somos levados a pensar que o livro se estruturaria como os de Dan Brown: capítulos curtos e rápidos. A Farsa não é bem assim. Por ter histórias entrelaçadas, inicialmente parece confuso, mas com o decorrer da leitura deixa de ser. Apesar de um final um tanto clichê, é cativante, nos levando a torcer pelo personagem principal, Dr. Jhonathan. Vou explicar.
         A história começa em uma viagem do casal Jonathan e Emma Ranson, casados há 8 anos, onde Emma sofre um terrível acidente na neve e não pode ser resgatada. Jonathan então recebe um envelope endereçado a Emma, e acaba descobrindo uma outra identidade de sua esposa. Ele então começa a investigar por conta própria, começando pelas pistas e instruções que estão no envelope. Sua vida passa a correr perigo ao descobrir que a verdadeira identidade de Emma é Eva Kruger, uma espiã com ligações com o terrorismo, manipulação ilegal de urânio e ataques a Israel.
         Mesmo sabendo que sua esposa mentiu para ele por todos esses anos, ele decide continuar a investigação, pois a essa altura já existem dúvidas se de fato Emma está morta ou não. Contudo, sua investigação começa a ir longe demais e ele se vê em risco, envolvido numa rede de perseguições, mentiras, traições, armas nucleares e políticos importantes.
         Jonathan acaba sendo acusado de assassinato e atos terroristas, chega a ficar na mira de um matador profissional (que o autor faz questão de não divulgar seu contratante ate o final!), e é cercado de inimigos por todos os lados, sem saber se pode e em quem confiar.
         A Farsa é um livro detalhista sim, cheio de fatos do passado de cada personagem que aparece, quase sempre envolvendo espionagem e geopolítica. É bem elaborado, apesar de não ser profundo. É intrigante e emocionante. As cenas são bem construídas e a história bem amarrada. A sequência – A Vingança e A traição – vem apenas para aumentar a história e dar continuidade, mas não era necessário para fechar nada. A Farsa por si só é um livro completo.
         Recomendo à todos que gostam de suspense, ação, explosões e tiroteios!
         Clique aqui e procure um pra você!