quarta-feira, 29 de abril de 2015

Orgulho e Preconceito e Vassouras... O Outro Lado da História

(por Thais Sarmento)





  • Título Original: Longbourn
  • Título no Brasil: As Sombras de Longbourn
  • Autor: Jo Baker
  • Editora Companhia das Letras
  • Tradução: Donaldson M. Garschagen
  • Número de págs: 456


  •        Como uma boa fã das obras de Jane Austen, assim que fiquei sabendo sobre o livro As sobras Longbourn comprei para ler. O livro escrito por Jo Baker prometia uma aventura pelo outro lado de uma das historias mais lidas e lindas já escritas.
           Jo Baker é uma escritora inglesa, PhD em literatura que em seu livro de forma simples nos faz conhecer outra face da sociedade inglesa do século XIX, retratando o cotidiano da nossa adorada família Bennet, mas do ponto de vista dos personagens centrais que são os sempre invisíveis criados da casa.
           A historia é muito bem construída e com uma boa contextualização histórica, sendo narrada por vários personagens.  A governanta da casa à senhora Hill, que serve a casa desde sua juventude, ela é uma mulher de personalidade forte e que guarda grandes segredos sobre a família Bennet. Sra. Hill conta com ajuda de seu marido e de duas jovens órfãs que são levadas para Longbourn ainda crianças para manter a ordem da casa; Sara a mais velha tem 21 anos que é uma jovem romântica e sonhadora que trabalha 18 horas por dia para garantir o bom funcionamento da casa e vive sonhando em fugir para conhecer o mundo e Polly uma garota ingênua que sofre por ter de acordar cedo para fazer suas tarefas.
           A equipe de empregados aumenta no livro com a chegada do jovem chamado James Smith, um forasteiro misterioso que é contratado pelo senhor Bennet para servir a casa por ser considerado a ultima moda na Inglaterra ter lacaios homens, segundo a senhora Bennet.
           O enredo do livro se desenvolve seguindo a ordem cronologia da obra original Orgulho e Preconceito e nos possibilita ter uma visão real e mais ampla sobre os bastidores dos jantares, bailes, viajem ou simplesmente de um dia típico e comum na casa da família Bennet, sendo dividido em quatro partes: Livro um, dois, três e finis.
           O livro conta também com um lindo romance entre os personagens principais e com a revelação de segredos importantes sobre a família Bennet e de brinde a autora ainda nos possibilita vislumbrar um pouquinho do cotidiano do casal Darcy após o casamento.