sábado, 30 de maio de 2015

A nova geração leitora


Quem nunca ouviu a famosa frase: “quem lê viaja”... O prazer proporcionado pela leitura é extenso, por meio dela conhecemos pessoas e lugares, abrimos nossa mente como se fosse uma casa de espetáculo onde grandes apresentações são realizadas.

Apesar disso, nos encontramos em uma era moderna, na qual o cinema e todas as outras artes visuais têm considerável espaço, o videogame ocupa tempo considerável na vida dos jovens, e a internet, de uma maneira geral, mas mais especificamente as redes sociais, permeiam entre as principais ocupações entre os jovens e adolescentes.

Sendo assim, é previsível que o livro, o tão agradável hábito da leitura caia pouco a pouco no esquecimento, e que tal prazer seja substituído por todas essas novas tecnologias tão mais atrativas, certo? Isso nos parece óbvio. Estamos no século XXI, tudo que há de mais moderno está ao alcance de nossas mãos. Entretanto, contrariando toda essa evidente preferência pelas facilidades oferecidas pela modernidade, surge um grupo de novos leitores, moças e rapazes que descobrem o prazer da leitura e dele não se separam mais.

Está claro que o cinema, por exemplo, com suas grandes adaptações de obras literárias, contribui para que quem se interesse pela história dos filmes e séries venha mais tarde a procurar o livro correspondente. E essa ligação é positiva, em duas vertentes: a primeira é quando quem já habituado a ler, assista e aprecie essas adaptações. A segunda é o processo inverso, o filme bem produzido faz grande sucesso, e isso faz com que muitos comecem a ler depois de assisti-los.

O certo é que os livros continuam sim sendo uma fonte de prazer inesgotável mesmo entre os jovens. Apesar da resistência de muitos entre os mais novos em adentrar no universo literário, o número de leitores nessa faixa etária é considerável. Começa-se lendo algum famoso best seller , então vem o tão conhecido gosto pela leitura e pronto, não se abandona mais o hábito de ler.

Três mil anos de produção literária não poderia jamais se tornar algo obsoleto. A Literatura está entrelaçada à própria história do homem, ela nos faz enxergar quem somos e qual nosso papel social. É super positivo ouvir jovens e adolescentes conversando sobre qual livro estão lendo, como tal personagem é maravilhoso, ou inconformados com a morte de um ou outro personagem. Leia a seguir o depoimento de uma jovem leitora sobre seu gosto pela Literatura:


“Sou Amanda Panerari, 14 anos, de São Paulo e apaixonada por leitura. Desde que me conheço por gente, sou amante de livros e tudo relacionado a esse meio. Meus pais sempre me apoiaram e me influenciaram, sempre compraram algum livro para eu ler e me ouviram falar diariamente sobre ele.

O livro que marcou minha vida foi “Percy Jackson: o ladrão de raios”, da saga “Percy Jackson e os Olimpianos”. A série tem ao todo cinco livros, e o tema principal é aventura e mitologia grega. Tudo o que amo, e então, automaticamente me conquistou. Ampliou meu conhecimento, despertou ainda mais a minha paixão por ler e me fez ter amigos incríveis, que acima de me entenderem como leitora, entenderam-me como ser humano.

Foi então que li cada vez mais e mais. Não me importo com o gênero quando o livro é bom, nem com o número de páginas, ou seja, pode ter cem ou mil, se me interessar vou lê-lo sem medo. Aliás, prefiro livros, meu “mundinho”, do que agitação. Minha trajetória no meio da leitura só está começando.

Creio que todos são leitores, porém alguns apenas não encontraram o livro certo da sua vida. Pois pode ter certeza, quando achá-lo, nunca mais vai parar de ler. Eu sou a prova viva disso. Eu achei o livro da minha vida. Todos podem achar!”