quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jane Austen e Harry Potter - Parte 1

Vocês devem estar pensando? 

O que os dois tem em comum?

Primeiro: Jane Austen e J. K. Rowling são as mais famosas autoras em língua inglesa

Segundo: tanto a obra da Jane Austen quanto o universo criado pela J. K. deixaram para nós um grande legado, que atravessa gerações e possuem um papel importante na formação do hábito de leitura.

Terceiro (e o assunto desse post): são muitos os atores britânicos que trabalharam em adaptações dessas obras.

Nesse post, falarei daqueles que, além de atuarem nos filmes da Saga Harry Potter, atuam nas duas adaptações mais recentes de Sense & Sensibility, primeiro livro publicado por Jane Austen.

Da adaptação de 1995 temos:


Emma Thompson, que em Sense & Sensibility interpreta a reservada protagonista Elinor Dashwood, em Harry Potter interpreta a estranha professora de Advinhação Sybil Trelawney. Observação: Emma também é a roteirista desse filme (que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1996 e de Orgulho & Preconceito (2005).


Já a mãe de Elinor, Mrs. Dashwood, interpretada por Gemma Jones, em Harry Potter é a competente Madam Pomfrey, curandeira-chefe da Ala Hospitalar de Hogwarts.


A já falecida atriz Elizabeth Spriggs interpreta a divertida viúva Mrs. Jennings em S&S e guardiã da torre da Grifinória Fat Lady no primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal.


O genro da Mrs. Jennings o também divertido Sir John Middleton, é interptretado por Robert Hardy, que na saga Harry Potter interpreta Cornelius Fudge, Ministro da Magia até o quinto filme.


O bondoso Colonel Brandon, um dos protagonistas de S&S, é interpretado por Alan Rickman, que em Harry Potter dá a vida ao controverso professor de Poções Severus Snape.



Imelda Staunton interpreta em S&S a tola Charlotte Palmer, filha mais nova de Mrs. Jennings. Já em Harry Potter, ela faz umas das personagens mais odiadas da saga, Dolores Umbridge.

Já na minissérie de 2008:



Se em 1995, Robert Hardy interpretou Sir John Middleton, em 2008, que dá a vida a esse personagem é Mark Williams, que em Harry Potter faz Arthur Weasley, chefe do clã dos ruivos, e fascinado pelos artefatos trouxas.


Daisy Haggard interpreta Miss Steele, a tola irmã mais velha de Lucy. Em Harry Potter desempenha um papel curioso, é a voz por trás do Elevador do Ministério da Magia.

Gostaram das coincidências? Nos próximos meses falarei sobre os atores da saga Harry Potter que trabalharam nas adaptações dos outras obras da Jane Austen. Informação útil para qualquer Janeite. E Potterhead.

Até a próxima!!!