quarta-feira, 13 de maio de 2015

Três Dias... e um Amor para a Vida Toda!




  • Título no Brasil: Três Dias Para Sempre
  • Autora: Janda Montenegro
  • Editora Novas Páginas
  • Número de págs: 272
  • Mais uma vez, a literatura nacional vem surpreendendo. Janda Montenegro, autora de “Por Enquanto Adeus” e “Antes do 174”, é da minha cidade maravilhosa – Rio de Janeiro – e usa esse cenário mais que perfeito em suas narrativas. É impossível não acabar se encaixando em alguma parte da história, ou não se identificar com os sentimentos dos personagens. É maravilhoso poder ler e visualizar os lugares em que a história se passa, pois já estivemos lá também. E Três Dias Para Sempre não foi diferente.
                    “Todo amor dura para sempre”, e o ‘para sempre’ de Line foi bem curto. Três dias para ser mais exata. Line é uma baiana que, após ser abandonada no altar pelo noivo carioca, mora e trabalha num hotel em Copacabana. Como freelancer, seu horário de trabalho não é fixo, e no feriado de 1º de janeiro ela estava trabalhando, esperando um grupo de turistas – que não apareceu – no aeroporto. Mal humorada por ter perdido toda a manhã e ter acordado cedo depois de não ter dormido quase nada, ela pega um ônibus para voltar ao hotel, e nesse ínterim conhece Teo, brasiliense que está a passeio no Rio. No ônibus, inicialmente a contra gosto de Line, eles começam a conversar, trocam telefones, e combinam de se encontrar. Mas além da amizade, um super clima começou a rolar entre eles.
                    Teo está dividindo um apartamento com um amigo, e está nos últimos dias de suas férias, e Line o visita com frequência, mostra bons lugares em Copacabana e dá boas dicas de lazer. Enquanto isso, eles flertavam e ficavam um com o outro, sem pressão, sem pressa. Line havia sido abandonada não havia muito tempo, e lutava contra uma nova paixão, mas certas coisas não são facilmente controláveis, e ela se viu amando Teo, de uma maneira inesperada, intensa e profunda. Em três dias Line redescobriu o que é amar e ser correspondida, se sentiu bonita novamente, teve novos motivos para voltar a se arrumar, sair, sorrir. Mas com o verão, o tempo acabou. Teo teve que voltar para Brasília, deixando Line em uma inundação de sensações e emoções que a fizeram perder o controle, e o único vínculo que eles tinham vai para o espaço junto de seu telefone celular após um acidente.


                    Uma leitura fácil, dinâmica, envolvente e inspiradora. A autora consegue transmitir as emoções dos personagens de forma que não chorar não é uma opção. Sobre o final: quem não gosta de um "felizes para sempre"? Pois bem, isso não existe aqui! Mas não se preocupem. Esse bilhete é da própria Janda. Ou seja, TEM CONTINUAÇÃO, e eu já estou ansiosa a espera do próximo volume. Pode deixar, eu conto tudinho pra vocês!