quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Centauro no Jardim





Titulo: O Centauro No Jardim
Ano de Lançamento: 2004
Editora: Companhia das Letras
Autor: Moacyr Scliar


SinopseNo interior do Rio Grande do Sul, na pacata família Tratskovsky, nasce um centauro: um ser metade homem, metade cavalo. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Moacyr Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando a dualidade da vida em sociedade, em que é preciso harmonizar individualismo e coletividade. A figura do centauro também ilustra a divisão étnica e religiosa dos judeus, um povo perseguido por sua singularidade.
Guedali cresce solitário, excluído da sociedade. Numa narrativa provocadora, ele rememora sua vida desde o nascimento em Quatro Irmãos, passando pela juventude em Porto Alegre, até chegar ao Marrocos.

O Centauro no jardim nos trás a história de Guedali, nascido um centauro no interior do Rio Grande do Sul. Desde criança Guedali passava por dificuldades, por não poder conviver com outras crianças, para não se expor. Junto com o personagem sentimos as mesmas dificuldades, em diversos momentos torcemos pra que ele consiga realizar seu objetivo.

Com as dificuldades que ele passa, estando em vários Locais como o circo sendo um personagem, sua primeira paixão, a busca na realização de se tornar humano ao lado de sua companheira, até a angustia pela cirurgia. O Livro prende leitor, é encantador.
Lembro a primeira vez que li, foi por obrigação para o vestibular, foi um dos, se não o que mais gostei na época, conhecia o autor das aulas de Literatura no Ensino médio, é um dos livros que mais gosto, sempre que posso volto a ler ele. Encantador para todas as idades, fascina desde o leitor mais jovem ao mais experiente na leitura.

Foto da Exposição o centauro do Bom Fim, realizada em Porto Alegre em 2014, foto da roupa da Academia Brasileira de Letras; Anotações originais do Escritor; Fotos e frases dele junto ao Juramento quando se Formou em Medicina, Sua coleção particular de Livros.