terça-feira, 18 de outubro de 2016

[RESENHA] Dez formas de fazer um coração se derreter - Sarah MacLean


Título Original:
Título no Brasil: Dez formas de fazer um coração de derreter
Autora: Sarah MacLean
Editora: Arqueiro
Tradução: Fabiana Colasanti
Páginas: 352
Sinopse:Isabel Townsend não é exatamente o que se espera da filha de um conde. Apesar de ter a pele delicada e de saber se portar como uma dama quando necessário, a jovem também monta a cavalo, conserta telhados, administra a propriedade e cria o irmão caçula desde que a mãe faleceu – tudo isso sem despertar a menor suspeita de que não há um homem sequer para cuidar de sua família.

Para o pai dela, que só queria se divertir e gastar dinheiro em jogatinas, pouco importava o que ela fizesse. Porém, quando ele morre, Isabel se vê sem recursos e precisa defender os direitos do irmão, ameaçados pela chegada iminente de um tutor. Assim, não lhe resta saída senão vender sua coleção de estátuas de mármore, o único bem que herdou.

Para sorte sua, um especialista em antiguidades acaba de chegar ao condado. Inteligente e sensual, lorde Nicholas St. John é um solteiro convicto que deixou Londres para se livrar das jovens que passaram a persegui-lo desde que foi eleito um dos melhores partidos da cidade.

Em poucos dias, fica claro para Nick que Isabel é a mulher mais obstinada e misteriosa – além da mais interessante – que já cruzou seu caminho. Ao mesmo tempo, ao conhecê-lo melhor, a independente Isabel percebe que há homens em que vale a pena confiar. Enquanto eles põem de lado suas antigas convicções, seus corações se abrem para dar uma chance ao amor.


xxxx



Vou começar dizendo que, mais uma vez, Sarah MacLean merece cinco estrelas! Personagens incríveis, história cheia de nuances, diálogos inteligentes, e a narrativa... bem, falemos da narrativa. Simples, envolvente, com narrador ora observador ora onisciente, alternando entre os protagonistas.



"Isabel abriu a boca para retrucar, mas descobriu que não tinha nada a dizer. Que coisa mais frustrante. Nos romances, a heroína sempre tinha algo espirituoso a dizer. Só que ela não era nenhuma heroína."

O que mais gosto nas histórias de Sarah são suas personagens femininas. Com seu feminismo indiscreto, MacLean sempre cria mulheres fortes, inteligentes, independentes, ousadas, corajosas, trabalhadoras e ultimamente, fãs de roupas masculinas. Mas mesmo com tudo isso, não perdem sua essência feminina: a vaidade, a sensibilidade, o decoro, a ingenuidade, o que as coloca em situações engraçadas e incomuns.


"– Ela é incrível. Ela é tão forte, tão diferente de qualquer pessoa que eu já tenha conhecido... Quando ela acredita em alguma coisa, ou quando briga pelo que é dela... ela é uma rainha. Não tem nada a ver com as mulheres que conhecemos. Se algo precisa ser feito, ela faz. – Ele ergueu os olhos para Gabriel. – Na primeira vez em que a beijei, ela estava usando calças.
Um dos cantos da boca de Gabriel subiu em um sorriso. – Elas ficam interessantes de calças..."
E parece que os homens de Sarah gostam disso! Nick é o segundo St Jhon que se encanta pelas peculiaridades das damas incomuns de MacLean, numa série de dois livros, o que nos da 100% de aceitação! A autora sai do lugar comum dos bailes, clubes londrinos, ou mesmo das temporadas. Com nick, literalmente foge. E a história se desenvolve no interior da Inglaterra, depois de St Jhon ser "contratado" pelo Duque de Leighton afim de encontrar Georgiana, a irmã perdida do duque - que na verdade não está perdida, e sim fugitiva depois de descobrir sua gravidez. E tudo acontece no decorrer de 10 dias. Pode parecer pouco para um casal se conhecer, se apaixonar, casar, brigar, fazer as pazes... Talvez a autora tenha se inspirado em Jane Austen, quando esta diz "Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras.".

O primeiro livro da trilogia foi publicado [e resenhado aqui], e o próximo será publicado nos próximos meses sob o título "Onze leis a cumprir na hora de seduzir" (Juliana). Sarah MacLean possui outros livros publicados no Brasil, a premiada série pré vitoriana “O Clube dos Canalhas”, composta por quatro livros, que pertence ao catálogo da Editora Gutenberg. Uma curiosidade é que os acontecimentos de “O Clube dos Canalhas” estão ligados a “Os Números do Amor”, uma vez que as duas séries possuem personagens em comum.