segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Entre Trovões e Abelhas - Os Bridgertons #2

O Visconde que Me Amava


  • Título Original: The Viscount Who Loved Me
  • Título no Brasil: O Visconde que Me Amava
  • Autor: Julia Quinn
  • Editora: Arqueiro
  • Tradução: Ana Resende
  • Número de Páginas: 304
SINOPSE: “A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva. Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela. Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele. Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração. Considerada a Jane Austen contemporânea, Julia Quinn mantém, neste segundo livro da série Os Bridgertons, o senso de humor e a capacidade de despertar emoções que lhe permitem construir personagens carismáticos e histórias inesquecíveis.”


Como conhecemos no primeiro livro, os Bridgertons são uma família muito rica, e, sendo assim, influente na cidade de Londres. Não formavam uma família muito tradicional, e nutriam um carinho e um afeto muito especial uns para com os outros. Respeitavam-se mutuamente, aconselhavam-se e protegiam uns aos outros. As moças da família não eram casamenteiras, o contrário de todas as outras da cidade, e os homens não demonstravam interesse em nenhuma das moças londrinas, nem mesmo estavam em busca de uma esposa, o que muito preocupava a sra. Bridgerton, em especial por seu filho mais velho, Anthony, herdeiro de seu pai, que carregava a responsabilidade de prosseguir com a linhagem de sua família.
Anthony nunca negou ou fugiu de tal responsabilidade, contudo havia um trauma envolvendo a morte de seu pai que o fazia temer a possibilidade de se apaixonar, e dava-lhe a certeza de que sua vida seria breve, como a de seu pai, que morreu muito cedo por uma picada de abelha. Sendo assim, chegada determinada altura, ele resolve, para alegria de toda Londres, casar-se, e ao saber que Edwina Sheffield era a mais bonita e cobiçada de todas, resolve que ela seria sua esposa. O que ele não esperava era encontrar uma irmã mais velha tão super protetora como Kate.
Kate Sheffield passava a temporada na cidade com sua madrasta e sua irmã. Consciente de que não era tão bonita como a irmã, ou tão jovem como pedia a temporada, Kate não se importa em buscar para sim um pretendente, apenas “supervisiona” os pretendentes da irmã, e conversa com ela a respeito dando sua opinião, que Edwina escuta e aceita sempre. Ao saber que Anthony Bridgerton, o homem mais devasso e libertino da cidade, está a cortejar sua irmã, não mede esforços para afastá-la desse homem. Ela apenas não imaginava que seria tão difícil.
Ao perceber os esforços de Kate, Anthony começa a divertir-se irritando-a, o que ele conseguia com muito êxito. Nunca perdia uma oportunidade de importuná-la. Kate era inteligente, esperta, decidida e espontânea, tentava manter-se afastada, e respondia à altura os ataques de Anthony, mas cada vez mais pareciam se aproximar um do outro, e ela começa a ver um visconde que antes não via, e passou a desejar conhecê-lo melhor. Uma oportunidade foi no jogo de Pall Mall, onde Kate mostra-se uma Bridgerton nata, competindo no mesmo nível dos anfitriões. Anthony, que pretendia casar-se com Edwina, começa a sonhar com Kate, e seu trauma começa a preocupá-lo. Kate também possuía seus traumas, ligados à morte da mãe - medo de tempestades e pânico de trovões!, e Anthony também começa a se preocupar com ela. Contudo, esse conhecimento e essa preocupação começam a crescer, e ambos acabam apaixonados um pelo outro.

Julia Quinn traz nesse livro a história de pessoas que também tem suas histórias, seus medos, suas crendices, seus traumas. Pessoas que precisam vencer esses obstáculos para que possam viver suas vidas de maneira tranquila. Pessoas reais, com problemas reais, uma boa dose de divertimento, e muito amor!!!

E sim, Lady Whistledown continua rondando a cidade. Quem será essa mulher misteriosa – se é que é uma mulher – e onipresente que ronda a sociedade com sua língua afiada, tornando tudo mais divertido? Eu tenho minhas desconfianças. E você?